A presença de cálculo na vesícula biliar de crianças ERA uma condição pouco frequente. A disponibilidade do exame de ultrassom é um dos responsáveis pelo aumento do diagnóstico, muitas vezes feito de forma incidental.
❗ No entanto, estudos mais recentes nas áreas da cirurgia pediátrica e também da gastroentetorologia, têm mostrado uma forte associação com a obesidade infantil. E sabemos que o aumento da incidência da obesidade infantil está alarmante.
⤵️ Os mecanismos envolvidos na gênese do problema na faixa etária pediátrica não estão totalmente esclarecidos, mas existem duas hipóteses:
1🔅 Fator mecânico: um maior teor de gordura abdominal, causa um aumento na pressão da cavidade, resultando em compressão direta da parede externa da vesícula biliar, comprometendo sua motilidade e excreção da bile;
2🔅 Uma dieta rica em gordura, leva à alterações no conteúdo e na contratilidade biliar criando um meio favorável à formação de cálculos.
❓ A retirada cirúrgica da vesícula biliar está sempre indicada na presença de cálculos?
Não!
👉🏼 Há de se avaliar sintomas e surgimento de complicações. Decisão a ser tomada pelos cirurgiões pediátricos.
⚠️ Mas fica aqui mais um alerta sobre a obesidade infantil ⚠️
Até mais,
Dra Maria Tereza Guiotti
//TAGS
Pedra na vesícula, pop pediatria, dra maria tereza, gastropediatria, gastro, hepato, pediatria, pinheiros, são paulo, pedra, mecanismos, hipóteses, mecânico, dieta, cirurgia